Nesse domingo nosso estudo teve como tema: A Síndrome de Caim - Aprendendo a cultuar com a alma e em verdade.
Você já se questionou por que Deus não aceitou a oferta de Caim? Porque Deus rejeito o altar por ele construído?
O texto diz que Caim tomou alguns frutos da terra e os ofereceu, e que Abel tomou o primeiro carneirinho nascido em seu rebanho e ofereceu as melhores partes. Será que as palavras "primeiro" e "melhores" contrastam com o "desleixo, com o 'pouco' caso" de Caim ou mostram que Deus aceita somente um tipo de oferta e não outros? O que vale é a atitude do ofertante, a intenção do coração.
As formas de culto podem variar. Em outros tempos Deus pedia ao povo que trouxessem ofertas de cereias para o culto das primícias (Ex 23. 14-19). Somos diferentes e as maneiras como cultuamos ao Senhor serão diferentes, mas a atitude de entrega deve ser a mesma.
Culto é oferta. É entrega de todas as dimensões da vida como uma resposta de amor e gratidão ao Senhor. "Por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a Ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer." (Rm. 12.1)
O problema de Caim e de muitos de nós é que em seu culto não havia alma e verdade. O seu coração não estava envolvido, a sua vida não fora entregue. Ele tinha uma oferta mas ele não era a oferta. O culto de Abel foi íntegro. " Foi pela fé que Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor do que o de Caim. Pela fé ele conseguiu a aprovação de Deus como homem correto, tendo o próprio Deus aprovado as suas ofertas" (Hb 11.4). Abel ofereceu "pela fé", seu culto foi "crente", e o de Caim foi "incrédulo".
Busque ofertar a sua vida verdadeiramente a Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário