A junventude da PIB no Tinguí comemorou, celebrou e se alegrou com o seu aniversário nesse mês de Janeiro. Talvez a festa não tenha se concretizado, o bolo não tenha sido cortado. Mas sem dúvidas, oramos e pedimos muitas bençãos para sua vida!
Conte sempre conosco, você é importante em nosso meio.
Para finalizar o mês de Janeiro, tivemos nesse domingo o estudo: Planejando a vida sob a tutela de Deus.Dando assim a oportunidade para aqueles que ainda não planejaram o ano de 2011.
Antes de saírmos de casa planejamos para onde, por onde, de que maneira vamos sair e até mesmo que roupa usaremos. Parecem coisas simples, mas quando pensamos antes, estamos traçando um plano. Querendo ou não, todos os dias fazemos uso de uma planejamentos. Dizem que quem faz um planejamento já realizou 50% de sua meta.
Encontramos na Bíblia várias situações nos mostrando que Deus não é desorganizado. Basta simplesmente olhar para a criação. Pense no seu corpo. Certamente, Deus planejou antes de criá-lo. No capítulo 6 de Gênesis, Deus falou para Noé construir uma arca, Ele deu todas as instruções de tamanho, largura, prazo e motivo. Também em Êxodo 35, Moisés recebeu a direção de Deus para construir o tabernáculo.
Porém, talvez o maior planejamento de Deus tenha sido o de enviar Jesus para nos salvar. É o que chamamos de "plano de salvação". Gálatas 4.4 diz que na plenitude dos tempos, ou seja, no momento exato, Jesus vem à terra.
Deus nos criou com um cérebro mais poderoso e criativo que qualquer computador de última geração. Quando usamos para o bem, estamos glorificando ao Criador. Por isso, planeje suas ações e sua vida de uma forma que o nome de Deus seja exaltado.
Sabe quando você revê um amigo que você conhece há anos, que cresceu com você, vivia com você, e que quando vocês tentam conversar não tem mais assunto? Pois é, aconteceu comigo. Essas coisas são muito chatas e até triste, pelo menos pra mim foi. Quando lembramos do passado com essa pessoa, piora ainda mais.
Não desejamos esse tipo de situação, mas infelizmente elas acontecem. Como mudar isso? Como voltar atrás e fazer tudo voltar a ser como antes? Será que é possível? Talvez sim, talvez não.
Talvez sim: Se você procurar resgatar a amizade, visitar, sempre estar em contato
com a pessoa.
Talvez não: Não falar mais com ela. Você sem querer esquece dela, pelo fato de ter novas amizades, isso acontece. Muitas das vezes não é culpa sua, mas infelizmente acontece.
A amizade é uma relação afetiva entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação de amizade pode ser comparada a uma relação de pai e filho, entre irmãos (“há amigos mais chegados que irmãos”).
E por ser muitas coisas, a amizade deve ser preservada, cultivada e levada a serio!
Nunca deixe uma amizade acabar, por mais que aconteçam diversas situações, não deixe acabar. Porque se você deixar isso acontecer, vai passar pela mesma situação que eu passei. Ficar pensando: O que eu vou falar com ele? Que assunto devo puxar? Vai por mim, você não vai querer passar por isso. Valorize suas amizades!
Mais uma vez venho lembrar do nosso 1° Culto Jovem de 2011. Você não pode ficar fora dessa... Faça uma escolha: participe deste culto no dia 12 de fevereiro na Primeira Igreja Batista no Tinguí!
E você, jovem ou adolescente da Pibt, se envolva nesse programa, convide seus amigos (não se esqueça da supresa que você poderá ganhar) e comece a orar pela obra que Deus irá fazer neste culto.
Nossas reuniões estão ficando cada vez melhores. Você que não está participando, está perdendo! Pode acreditar... Neste domingo falamos sobre: Perdoar X Revidar.
Não há dúvida de que o perdão é algo nobre, quando feito não apenas de palavras, mas também de coração. Parece algo impossível, mas certamente não é. É uma proposta diferente, é olhar o outro como passível de erro, assim como eu também o sou.
Jesus trata o assunto de forma surpreendente, como podemos ver em Lucas 17.3: "Se o teu irmão pecar contra você setes vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: Estou arrependido, perdoe-lhe". Jesus quis dizer que se uma mesma pessoa errar continuamente com alguém e arrepender-se a cada vez, mesmo errando novamente, o perdão deverá ser contínuo. Não é uma questão de quantidade; é uma questão de continuidade. Deus também age assim conosco. Se pecarmos e, arrependidos, pedirmos perdão, Ele nos perdoa.
Na oração do Pai Nosso, Jesus ensina: "Senhor, perdoe nossas ofensas assim como temos perdoado a quem nos tem ofendido". É difícil pedir perdão a Deus por um pecado, quando não perdoo meu semelhante que tenha me causado algum mal. É querer receber sem querer oferecer.
Não adie a atitude de perdoar e não desista de pedir perdão. Ore a Deus e peça sabedoria nessa área.
Não poderíamos deixar de postar a já famosa Música dos Queres, com Letra e Melodia de Jota, o Queres apaixonado! Apresentada no dia 15/01/2011 no nosso passeio, que em breve (assim que me enviarem as fotos.rs) estará por aqui.
P.s.: "...mas eu queria te avisar, que uma música sua vida pode virar!"
Você ja me procurou
Por muitas vezes tentou
Como cego na multidão
Que procura o seu caminho
Mas sozinho nada encontra
Quantas vezes eu te chamei
E você não entendeu
Se você parasse um pouco e ouvisse a minha voz
Te escolhi, te busquei
Sempre ao seu lado eu caminhei
Eu sofri por você
Eu te procuro
E você por tantos lugares buscou
Mas nunca entendeu que sempre estive perto de você
Eu te escolhi, quero te conquistar
Te mostrar o verdadeiro amigo
Se você parar e ouvir a minha voz.
Te escolhi te busquei
Sempre ao seu lado eu caminhei
Eu sofri por você
Na cruz provei o meu amor
Dentre muitos, Deus escolheu você para amar! Pare um pouco e escute Sua voz, lembre do sacrifício que Ele fez por você como prova de Seu grande amor.
"Ninguem tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda." (João 15. 13-16)
O assunto traz a velha disputa interior humana entre o ser e o ter. Na prática, temos visto que uma pessoa vale pelo que tem e não pelo que é. E isso é totalmente anticristão, porém, o mais triste é saber que essa prática acontece também dentro das igrejas.
Por todos os lados, a mensagem é que não podemos viver sem algumas coisas. Por exemplo, uma pessoa não pode viver sem celular ou sem uma televisão de plasma. Uma frase popular torna-se verdadeira neste sentido: "Compramos aquilo que não precisamos com o dinheiro que não temos para mostrar para pessoas que não conhecemos".
Se você não gostou, não precisa levar. Só porque alguém disse que você precisa, não significa que realmente precisa. A Bíblia nos diz: "Nada trouxemos deste mundo e dele nada podemos levar, por isso tendo o que comer e o que vestir, estejamos com isso contentes" (I Timóteo 6. 7,8), ou seja, devemos nos alegrar com o que temos.
O fato de valorizar o ser não elimina o ter, não é essa a proposta. A questão é o que tem mais peso. É claro que é bom ter um computador moderno que seja rápido, mas antes de adquiri-lo seria interessante se perguntar: "Eu preciso realmente deste bem?". Pense bem quais são suas reais necessidades e priorize aquilo que possa tornar você uma benção.
Vamos orar pelo Rio de Janeiro, em especial pelas famílias que foram destruídas na região serrana e por aqueles que ali precisam ouvir e conhecer a Palavra de Deus.
(Mateus 23. 6-8, 12-14, 29, 30 e 33)
"...e ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhais, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, haverá pestes, fomes, terremotos em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores."
"E por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará. Mas aquele que perseverá até ao sim será salvo. E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, e então virá o fim."
"E logo depois da aflição, daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória."
"Quando virdes todas essas coisas, sabei que ele está próximo, às portas."
Na União desse domingo discutimos o tema: Mentira X Verdade.
A mentiraé uma das coisas que o ser humano começa a fazer logo em seus primeiros dias de vida. O problema é que, por vezes, acostuma-se a mentir para se proteger ou para receber algum benefício. Mentir é um pecado que nos seduz, mas como lemos em Romanos 6.23a: "O salário do pecado é a morte", ou seja, tem um preço, uma consequência, uma vida eterna longe de Deus.
A Bíblia nos mostra algumas características de Deus e uma delas é que Ele não mente: "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" (Números 23.19). A verdade vem de Deus e se algo vem do Senhor é bom para nossa vida.
Faça uma promessa de não mentir; viver em verdade é um exercício para cada um de nós. Como cristãos devemos ter uma vida transparente e não temer a nada. Que Deus nos ajude a caminhar pelo caminho seguro da verdade.
Mas ninguém responde;
Eu entro no meu quarto,
Eu fecho a porta
Mas parece que o céu
Está de bronze.
Eu digo: Deus, o que será que aconteceu?
Mas o Teu silêncio é...
Pra me fazer crescer
E entender que Deus tem...
Seu tempo, Seu jeito, Seu reino.
E eu apenas servo sou
Do Seu tempo, Seu jeito
Seu reino, amém!
Há muito tempo que esta música vem tocando ao meu coração e acredito que possa tocar o seu. Todos nós fazemos nossos planos, temos nossos sonhos e desejos, e ficamos "malucos" para que tudo dê certo e que logo aconteça. Porém, esquecemos de entregar esses planos nas Mãos de Deus. E esse entregar significa deixar Deus agir de acordo com a vontade d'Ele, em Seu tempo e do Seu jeito.
Muitas vezes pensamos que Deus esquece de nós, que não nos responde quando mais precisamos e mais pedimos. Deus está te escutando. Só que talvez Ele queira algo muito maior e melhor pra você.Talves, Ele esteja tentando lhe ensinar algo. Confie nesse Deus que é fiel para cumprir Suas promessas.
"Há um tempo certo para cada coisa: Tempo para nascer, tempo para morrer;
tempo para plantar, tempo para colher; tempo para matar e tempo para curar;
tempo para destruir, tempo para construir de novo;
tempo para chorar, tempo para rir;
tempo para ficar triste, tempo para pular de alegria;
tempo para espalhar pedras, tempo para ajuntar pedras;
tempo para abraçar, tempo para não abraçar;
tempo para procurar, tempo para perder;
tempo para guardar, tempo para jogar fora;
tempo para rasgar, tempo para costurar;
tempo para ficar quieto, tempo para falar;
tempo para amar, tempo para odiar;
tempo para guerra, tempo para ficar em paz." Eclesiastes 3.1-8
A partir deste ano vamos realizar nossos cultos jovens aos sábados. As datas serão bimestrais para que haja uma grande dedicação e participação de todos nós.
O primeiro será realizado no dia 12 de fevereiro. Junte suas ideias e divulgue, pois na próxima União poderemos discutir a programação.
Não deixe de participar e procurar se envolver, já que o programa é criado, montado e realizado por cada um de nós, jovens e adolescentes. Vamos começar a orar por esses cultos e pelos que ali ouvirão a Palavra de Deus.
Finalizamos nosso ano de 2010 com uma "Linda História".
A cantata de Natal realizada no dia 26 de dezembro anunciava, ao som do jazz, a vinda de Jesus. Toda a programação foi realizada e organizada pelos nossos adolescentes e jovens, e com a regência do também jovem Maestro Anderson Alves.
Uma noite realmente especial, pois vidas se entregaram ao aniversariante Jesus Cristo. Portanto, você que participou, parabéns! Vamos continuar louvando ao Senhor.